ADMINISTRANDO O TEMPO tecnica pomodoro

Está com dificuldade em concluir suas tarefas no prazo?

Sua lista de atividades está acumulada cada vez mais e você tem a sensação de que nunca vai conseguir finalizar tudo?

Trazemos neste artigo algumas orientações básicas sobre a famosa Técnica de Pomodoro, ela pode te ajudar a sair desse ciclo vicioso e aumentar significativamente sua produtividade.

Trata-se de uma ferramenta simples e eficaz para que você gerencie o seu tempo.

Elaborada no fim da década de 80, a técnica se baseia na ideia de que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco.

A técnica foi nomeada após seu autor Francesco Cirillo tê-la aplicado pela primeira vez utilizando um cronômetro em formato de tomate ("pomodoro" em italiano significa "tomate")

Depois de muita pesquisa, Francesco chegou ao período de 25 minutos como sendo o tempo ideal para esses blocos, também conhecidos como "pomodoros".

Quais são os objetivos da Técnica de Pomodoro? 

Os principais objetivos da técnica Pomodoro estão ligados ao aumento do seu foco durante a realização das tarefas, à redução da ansiedade, redução das interrupções, conhecimento e monitoramento de seu desempenho, entre outras.

Todos sabemos como é difícil voltar para um determinado assunto quando somos interrompidos durante uma atividade, como é difícil se "conectar" novamente com o que estávamos pensando, ou seja, voltar ao raciocínio de onde paramos antes de ser interrompido.

O grande problema é que existem as interrupções externas (criadas por outras pessoas), e  também existem as interrupções internas (criadas pela nossa própria mente).

As interrupções externas são diversas, um amigo que pergunta algo, ou quer conversar sobre o final de semana, ou sobre o time de futebol, ou é o telefone que toca, as notificações de mensagens chegando no whatsapp, no facebook ou do instagram, entre outras.

Já sobre as interrupções "internas", parece que muitas vezes estamos usando outra técnica, que chamo de técnica Xavier, pode ser Charles Xavier (X-Men), ou mesmo Chico Xavier (Médium), parecemos estar ouvindo vozes que ficam nos questionando sobre outras atividades, sobre tudo que temos que fazer.
Neste momento perdemos o foco no que estamos realmente trabalhando, e ficamos imaginando o que temos que fazer, ou seja, acabamos não fazendo um, nem outro.

E para ambos tipos de interrupções (externas e internas), a Técnica de Pomodoro se mostra muito eficaz, pois ela faz com que concentremos 100% de nossa atenção em uma única atividade.

Como funciona a Técnica de Pomodoro? 

Na prática, a Técnica Pomodoro consiste em trabalhar por blocos de tempo, chamados de pomodoro.

Cada pomodoro tem 25 minutos, durante os quais você tem que trabalhar em uma única tarefa, e sem interrupções.

No fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodori (plural de pomodoro), você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos.

 



Depois de alguns dias utilizando o Pomodoro, você poderá notar alguns bons benefícios, entre eles:

  • aumento imediato do foco e concentração na atividade em execução;
  • entender quanto tempo você leva para realizar cada tipo de tarefa;
  • entender quais são suas principais distrações;
  • redução da ansiedade em iniciar outras tarefas;
  • aumento da sensação de satisfação por atingir metas de curto prazo;
  • entre outras.


Então, deixamos aqui um pouco do que é esta Técnica e como ela deve ser utilizada de forma simples e objetiva.

Nos colocamos a disposição para mais explicações, e sem NENHUM CUSTO, nossa ideia e missão é contribuirmos com a Sociedade em um momento tão crítico que estamos passando.

Então, estamos disponibilizando nosso canal de contato (https://www.revolutionofmind.com.br/contato) para que você tire suas dúvidas e inicie imediatamente a utilização desta ferramenta simples e extremamente funcional.

Lembramos ainda que atualmente existem diversos aplicativos que podem cronometrar os tempos para você e ajudar em sua aplicação da ferramenta, bem como deixamos claro que a Técnica de Pomodoro é uma das técnicas importantes sobre a gestão do tempo.

Em breve postaremos mais alguns artigos que poderão contribuir com este assunto, como a Matriz de Gerenciamento do Tempo do General Eisenhower, o Método Tríade, entre outros, assine nossa newsletter e acompanhe sempre em primeira mão.

Eng. Vinícius Nunes
Founder & CEO

 

1 Comentário

  • MARCOS OLIVEIRA

    Muito útil
    Possuem curso sobre gestão do tempo?
    Obrigado

    13/Mai/2020
O que achou do artigo?

Deixe seu comentário



- Leia mais artigos...

- Está precisando de soluções em
Engenharia e Consultoria Empresarial?

Agende conosco a criação da sua estratégia