Apesar de rodeada pela França e Itália, dois países com estilos e produções cinematográficas icônicos, a indústria do cinema espanhol segue seu próprio caminho.

Compartilho agora cinco filmes que muito me impactaram, senão pela originalidade da história (pois, existem pouco mais de 30 opções de enredos possíveis), pelas personagens, diálogos e pela forma única de retratar as coisas da vida (entre ‘crua’ e ‘bela’), que mostra toda a riqueza da tradição artística espanhola.

 

  1. A ESPINHA DO DIABO (El Espinazo del Diablo, 2001, Guillermo del Toro); durante a Guerra Civil Espanhola um garoto de 12 anos é abandonado em um orfanato decadente. Em meio às hostilidade das outras crianças, à crueldade de um funcionário e visitas de um fantasma, ele prossegue sua jornada de herói. Este filme é apresentado como ‘terror’, porém, eu diria que os muitos estranhamentos presentes constroem um realismo fantástico.
    Assista o Trailer:
  2. O ORFANATO (El Orfanato, 2007, Juan Antonio Bayona); Laura passou os anos mais felizes de sua vida em um orfanato, para onde ela retorna – com o marido e o filho adotivo de 7 anos – com a intenção de reabri-lo. O local logo desperta a imaginação do menino, transferindo então a história para um clima de tensão e pavor.
    Assista o Trailer:
  3. O CORPO (El Cuerpo, 2012, Oriol Paulo); Intrigante suspense policial que tem início quando um vigilante noturno de um necrotério corre aterrorizado e é atropelado na rua. A partir daí a polícia descobre que o corpo de uma mulher falecida havia desaparecido, dando margem a várias linhas de investigação sobre o ocorrido. O final realmente me surpreendeu.
    Assista o Trailer:
  4. [REC] ([REC], 2007, Jaume Balagueró & Paco Plaza); Uma repórter de televisão e seu cinegrafista seguem um grupo de bombeiros da cidade de Barcelona, numa operação de salvamento. Porém, a vítima apresenta uma suposta infecção raivosa que obriga o confinamento de todos no prédio.  A equipe de reportagem decide então filmar os acontecimentos bizarros, ao mesmo tempo em que tentam salvar suas vidas.
    Assista o Trailer:
  5. OS OLHOS DE JÚLIA (Los Ojos de Julia, 2010, Guillem Morales). Júlia recebe a notícia inesperada da morte de sua irmã gêmea. Tudo indica que foi suicídio, mas Júlia prefere acreditar na hipótese de assassinato e passa a investigar o caso por conta própria, enquanto tem de lidar com a perda progressiva da visão.
    Assista o Trailer:

Como bônus, sugiro o argentino O SEGREDO DOS SEUS OLHOS (2012) estrelado pelo irretocável Ricardo Darin.

Bom filme!

Promovemos a Revolução da Mente com materiais modernos, conceitos atualizados com a Era Exponencial (Indústria 4.0) com flexibilidade e eficiência.

Impulsionando resultados

Customizamos cada projeto conforme a necessidade do cliente.
Saiba como podemos ajudá-lo!

Contate-nos