Recomendações de Boas Práticas de Fabricação (BPF) em meio à pandemia da COVID-19

Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o mundo está vivendo grades desafios. Mesmo com esses desafios, a cadeia de alimentos (da produção até a entregado no consumidor), não pode parar, pois é considerada uma atividade essencial.

Órgãos como ANVISA, OMS e autoridades internacionais relacionadas ao controle sanitário de alimentos, indicam não haver evidências de contaminação por meio de alimentos, no entanto, é essencial manter o atendimento às Boas práticas de Fabricação e de Manipulação de Alimentos.

Além da aplicação dos procedimentos de Boas práticas de Fabricação, as indústrias devem avaliar a necessidade de intensificar as medidas e ou até a implementação de novos procedimentos.

Abaixo estão algumas ações importantes:

  • Avaliar a saúde do colaborador: é recomendado que seja verificado a possibilidade de determinar procedimentos específicos para avaliar a saúde dos manipuladores. Caso detectado algum caso suspeito, o colaborador deve ser afastado deve ser afastado das atividades e seguir as recomendações das autoridades de saúde. Os colaboradores também devem ser orientados a comunicar à organização sobre ocorrências de sintomas compatíveis com os da COVID-19 e sobre eventual confirmação da doença.
  • Aumentar o espaçamento físico entre os colaboradores e maior divisão de turnos de trabalho: Na medida do possível é recomendado mudanças nos procedimentos de trabalho visando aumentar o distanciamento entre os colaboradores, atendendo a distância de no mínimo 1 metro. Se não for possível adotar as práticas de distanciamento, as práticas de higiene devem ser reforçadas para reduzir as chances de disseminação do vírus.

Aumentar a quantidade de turnos também é recomendado, reduzindo o número de funcionário por turno de trabalho e com isso reduzindo os riscos de disseminação.

  •  Higienização das mãos: É extremamente importante garantir que os colaboradores sigam os procedimentos de higienização das mãos de forma adequada e com a frequência correta.

Lembrando que esta prática já faz parte das Boas Práticas de Fabricação e devem ser realizadas sempre que:
- Tossir, espirrar, coçar ou assoar o nariz;
- Coçar os olhos ou tocar na boca;
- Preparar alimentos crus, como carne, vegetais e frutas;
- Manusear celular, dinheiro, lixo, chaves, maçanetas etc.
- Ir ao sanitário;
- E ao retornar dos intervalos.


Importante também realizar a secagem das mãos corretamente, com uso de papel não reciclado ou outros métodos higiênicos. Não é permitido o uso de toalhas de tecidos.

Caso a secagem das mãos seja feita através do uso de aparelhos automáticos de fluxo de ar, devem ser realizados e seguidos o procedimento de limpeza e desinfecção, para garantir que o uso seguro do equipamento.

O Uso de álcool em gel pode ser usado de forma complementar e sem restrições para manter a higienização das mãos.

O reforço da informação da importância da higienização das mãos também é recomendada e pode ser feita através de cartazes com orientações sobre os métodos de higienização das mãos e a frequência correta.

  • Higienização do ambiente de trabalho, equipamentos e utensílios: Os procedimentos de limpeza e desinfecção devem ser seguidos rigorosamente pelos responsáveis por esta atividade. É recomendado que seja avaliado a necessidade de aperfeiçoar as rotinas de limpeza e a sua frequência.

Além desses ambientes, outras áreas da planta devem ser limpas e higienizadas conforme os procedimentos de boas práticas, como banheiros, vestiários, vias de acesso e pátios. Se necessário a organização também deve avaliar a necessidade de aperfeiçoar o método e a frequência de limpeza dessas áreas.

Os produtos utilizados para limpeza e desinfecção devem ser próprios para esta função e devem ser regularizados pela ANVISA.

  • Conduta e higiene pessoal: é preciso também ficar atento à higiene pessoal dos colaboradores que atuam na área de manipulação de alimentos quanto a higienização de uniformes, sapatos e equipamentos de proteção individual. É determinado por legislação que uniformes e equipamentos de proteção devem ser higienizados diariamente, ao não os descartáveis.

O uso de celulares dentro das áreas de produção é proibido e medidas de higienização e limpeza desses equipamentos devem ser realizados.
O uso de adornos pessoais que possam acumular sujeiras nas mãos, como anéis, brincos, pulseiras, relógios também devem ser restritos nas áreas de manipulação.

As recomendações de não usar unhas grandes ou com esmaltes devem ser mantidas.

Os atos de tossir, comer, fumar, cantar, assoviar ou outras práticas anti-higiênicas devem ser proibidas dentro das áreas de produção.

A organização deve garantir que equipamentos de proteção individuais, como luvas, máscaras e óculos, tenham em quantidade que permita sua troca em frequência adequada.

  • Transporte e recebimento de matéria prima: Deve ser avaliado a necessidade de realizar novas rotinas de higienização de matérias-primas recebidas. Os colaboradores responsáveis por receber as matérias-primas e insumos devem ter acesso aos locais de higienização para lavagem das mãos. Os métodos de higienização de equipamentos de movimentação de matérias-primas, como: pegadores em carrinhos de transporte manual, volante, maçanetas e câmbios de veículos devem ser reforçados.

 

Bruno Quirino da Rocha
Consultor Pleno RM
Especialista em Segurança de Alimentos.

 

 

4 Comentários

  • Rafael Pereira

    Parabéns, muito oportuno o artigo.

    05/Jun/2020
  • Vladimir Gama

    Bruno
    Útil e no.momento oportuno

    05/Jun/2020
  • Vinícius Nunes

    Parabéns pelo artigo Bruno, muito bom.

    05/Jun/2020
  • Eduardo QUIRINO

    Parabéns, muito didático.

    09/Jun/2020
O que achou do artigo?

Deixe seu comentário



- Leia mais artigos...

TOP 5 -  Filmes espanhóis
27/Mai/2020

TOP 5 - Filmes espanhóis

Apesar de rodeada pela França e Itália, dois países com estilos e produções cinematográficas icônicos, a indústria do cinema espanhol segue seu próprio caminho. São 5 filmes que impactam pela originalidade da história, personagens e diálogos.

Ler o artigo

- Está precisando de soluções em
Engenharia e Consultoria Empresarial?

Agende conosco a criação da sua estratégia