Toda empresa de sucesso precisa de um bom gestor de negócios. Este pode se capacitar em uma instituição de ensino ou pode aprender de uma forma mais difícil gerindo o próprio negócio.

Neste artigo, explicamos o conceito e sua importância!

O que é gestão de negócios?

Gestão de negócios é a habilidade de gerir pessoas e processos em uma empresa. Uma gestão bem feita é o conjunto de estratégias e práticas para manter a empresa saudável no mercado cada vez mais competitivo.

O conhecimento em gestão de negócios possibilita que o profissional administre a empresa de forma mais eficiente e organizada.

Compreender a gestão de negócios e evoluir em suas habilidades pode ser a peça que faltava para aproximá-lo dos objetivos estabelecidos para a carreira e seu projeto empreendedor.


Como você deve saber, estar à frente de uma equipe, ou de uma empresa inteira, é extremamente desafiador.

Os obstáculos surgem de todos os lados, interna e externamente.

Encará-los e superá-los é só parte da vitória, já que uma empresa precisa crescer de forma sustentável e não se limitar a sobreviver. Aprender sobre gestão de negócios é fundamental para prepará-lo melhor para o que o mercado reserva.

 

Quem é o Gestor de negócios?

Gestor de negócio é o profissional responsável pela administração do negócio, ou seja este é responsável por organizar, planejar e orientar todos envolvidos no processo do negócio.

O gestor de negócio pode ser o dono da empresa ou um profissional contratado, o mais importante é que este profissional tenha uma visão global do negócio e saiba lidar com pessoas e sempre com o foco em resultados.

Este profissional deve possuir conhecimento e a capacidade de gerir as receitas, as despesas, os clientes, os fornecedores, os funcionários e também lidar com estratégias, inovações e estimular novos projetos na empresa.

O papel do gestor de negócios é administrar de forma eficiente e organizada, sempre com foco no crescimento da empresa, e também tem o papel de influenciar as pessoas a se organizarem melhor, na vida e no empreendimento.

Gerir uma empresa não é uma coisa fácil, então um bom gestor conta com a ajuda de todos os envolvidos no processo da empresa. Este deve saber como utilizar diversas ferramentas administrativas para gerenciar um negócio como um todo.

Este profissional deve ter uma visão global do negócio e conseguir transitar por todas as área da empresa. De preferência deve ter as seguintes habilidades:

  • Gestão financeira
  • Marketing e vendas
  • Gestão de pessoas, equipes, colaboradores e stakeholder
  • Logística
  • Gestão de projetos
  • Produção e operações


Um bom gestor de negócios deve sempre ter o foco em resultados positivos para empresa.

Para fazer uma boa gestão, o ideal é que este profissional sempre esteja no controle do negócio desenvolvendo pessoas, planejando e controlando os processos e os números dos resultados da empresa.

O gestor de negócios deve possuir habilidades para encontrar soluções para problemas que podem surgir com o andamento da empresa, e de preferência antecipar ações estratégicas para o crescimento do negócio.


Uma outra habilidade desejada para um gestor de negócio é que este saiba escrever, planejar e executar novos projetos, serviços e produtos.

Quando necessário este profissional também deve ter o conhecimento para negociar com bancos e captar dinheiro no mercado.

Concluindo, o gestor de negócio é o profissional responsável por toda a gestão de uma empresa, serviço ou produto e deve ter o foco no desenvolvimento de pessoas e principalmente em resultados positivos da empresa.

O gestor de negócios é o profissional com a capacidade de melhorar e desenvolver processo produtos na empresa.

 

Qual a diferença entre gestão de negócios e administração?

Você talvez considera gestão e administração como sinônimos. Ou, pelo menos, já leu ou ouviu os termos tratados dessa forma.

De fato, há uma proximidade inegável entre eles, mas também particularidades em cada conceito.


A verdade é que são diferenças sutis, mas que vale a pena conhecer.

De acordo com a teoria clássica da administração, estabelecida em 1916 por Jules Henri Fayol, dá para definir cinco funções básicas: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.

Dessa forma, a administração de empresas é uma prática essencialmente racional, na qual há um profissional (denominado administrador) diretamente responsável pela condução das ações para que a organização (ou um setor dela) atinja aos seus objetivos.

Sua função é aproveitar todas as oportunidades para otimizar processos, reduzir erros e elevar a lucratividade.

Para tanto, faz uso de ferramentas e metodologias que permitem a ele executar as funções básicas sobre as quais falamos antes.

É o caso, por exemplo, da Análise SWOT (que potencializa os pontos fortes da empresa ao mesmo tempo em que corrige os fracos), da Matriz GUT (utilizada na priorização de tarefas) e do Ciclo PDCA (para a qualificação de processos).

Também utiliza métricas e indicadores de desempenho, o que o ajuda a avaliar de que forma a empresa caminha para alcançar suas metas.

Como fazer a gestão de negócios?

Antes de comentar sobre gestão é muito importante que você conheça os 5 principais setores de uma empresa:

  1. Administrativo
  2. Recursos Humanos
  3. Setor comercial
  4. Financeiro
  5. Setor operacional

Então para fazer uma boa gestão é fundamental ficar atendo:

  • Acompanhe os números da sua empresa (gestão financeiro)
  • Observe o mercado (gestão comercial)
  • Converse com os seu colaboradores (gestão de pessoas, gestão de recursos humanos)
  • Inove (gestão de projetos)
  • Foco em resultados (gestão de projetos, gestão financeira)
  • Compre barato e venda com lucro (Gestão financeira, Gestão comercial)
  • Entregue rápido e com qualidade (Logística)
  • Venda Mais (Estratégias de Marketing)

Conclusão

Com um olhar sempre no futuro, a RM oferta a Consultoria de Gestão de negócios, disseminando os conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das empresas.

Neste artigo, você conferiu um guia sobre gestão de negócios, incluindo informações sobre o conceito, sua importância e aplicações no dia a dia da empresa.

A Revolution of Mind está pronta para contribuir com o aprendizado de sua empresa & equipe, fale com a gente.

Promovemos a Revolução da Mente com materiais modernos, conceitos atualizados com a Era Exponencial (Indústria 4.0) com flexibilidade e eficiência.

Impulsionando resultados

Customizamos cada projeto conforme a necessidade do cliente.
Saiba como podemos ajudá-lo!

Contate-nos