Saiba que o apoio de uma consultoria para que a sua empresa obtenha Certificações ISO é de extrema importância para o sucesso da iniciativa. Uma vez que a empresa especializada tem condições de atentar para todos os detalhes que uma certificação requer.

Conheça com esse artigo como funciona o processo de consultoria para Certificações ISO. Bem como os principais aspectos a serem considerados para escolher a melhor consultoria para o seu negócio.

Como trabalha uma consultoria para Certificações ISO junto a sua empresa

A consultoria para Certificações ISO atua na sua empresa de forma a garantir que todos os processos estejam corretos para serem aprovados pela auditoria do órgão certificador. Visto que a empresa deve ter os seus processos mapeados e os procedimentos definidos.

Além disso, é necessário toda uma documentação devidamente registrada. Desse modo, são muitos pontos que precisam ser monitorados para garantir a eficiência dos resultados, sendo que envolvem desde a alta direção até os empregados.

Tendo isso em vista, é fácil perceber que o trabalho da Consultoria funciona em parceria com a sua empresa. De fato, os Consultores orientam as decisões e cabe a gestão a responsabilidade pelas escolhas realizadas.

Desse modo, é importante estabelecer um relacionamento de confiança entre as partes para garantir os resultados almejados.

Apoio da consultoria nas etapas das Certificações ISO 

Para entender com maior clareza a atuação da consultoria no processo de Certificações ISO é preciso compreender as etapas necessárias para uma certificação, que são:

 

Diagnóstico empresarial

A consultoria auxilia a empresa a desenvolver um diagnóstico empresarial para fazer uma avaliação detalhada da sua situação atual. Desse modo, o objetivo é verificar o que precisa ser feito para atender aos requisitos de certificação da norma a ser implementada.

Ou seja, é uma etapa crucial em que a experiência da Consultoria faz toda a diferença para tornar o processo mais ágil. Além disso, garantir um diagnóstico assertivo da sua empresa.

 

Planejamento organizacional

Essa é uma etapa em que a atuação da Consultoria é de fundamental importância para desenvolver um planejamento eficiente. Visto que é preciso traçar ações estratégicas para implementação de processos e procedimentos para requerer Certificações ISO.

Normalmente, a empresa tem mais experiência em seu core business. Assim, a Consultoria entra com a sua expertise para trabalhar a complexidade das ações e a questão dos prazos. Bem como equacionar a organização interna e dos processos.

 

Implementação das ações

Esta etapa é o momento de colocar em prática tudo o que foi planejado anteriormente. Desse modo, são desenvolvidos os procedimentos e manuais necessários, bem como as outras ações para adequação da empresa para a certificação ISO que estiver solicitando.

Mais uma vez a atuação da Consultoria é necessária para monitorar o desenvolvimento das ações estratégicas a serem implementadas. De modo que possa corrigir possíveis falhas na execução e garantir o alcance dos objetivos propostos.

 

Auditoria Externa

É o momento final, em que a empresa passa pela Auditoria Externa, que é realizada pelo Órgão Certificador.

Neste sentido, tendo a orientação e monitoramento de uma Consultoria em Certificações ISO é praticamente certo que a empresa conseguirá seu certificado.

Como escolher uma Consultoria em Certificações ISO

Para escolher uma empresa de consultoria em Certificações ISO é importante levar em conta alguns fatores, tais como:

1º - Verificar se a consultoria tem experiência no tipo de certificação que a sua empresa deseja obter;

2º - Buscar informações junto aos clientes da empresa sobre os serviços prestados, detalhando aspectos ligados com qualidade e expertise na área;

3º - Verificar se a consultoria oferece um atendimento personalizado para as demandas de cada cliente;

4º - Acessar o site ou rede social da empresa para conhecer como apresenta a sua proposta de trabalho;

5º - Indagar a respeito de quais as garantias que a Consultoria oferece de que a sua empresa conseguirá a certificação;

6º - Avaliar a forma de trabalhar da consultoria e qual o órgão de certificação que ela indica;

7º - Fazer um orçamento em várias consultorias e calcular um preço médio de mercado, bem como estabelecer uma relação custo-benefício.

 

Portanto, esses são alguns pontos essenciais que precisam ser avaliados antes de contratar uma consultoria para Certificações ISO.

Pois, é um investimento que a empresa está fazendo para alcançar a sua condição de certificada ISO.

Revolution of Mind

Quando uma empresa obtém as Certificações ISO está de fato conquistando um diferencial competitivo de mercado. Por isso, é interessante que se prepare para isso com o apoio e orientação de quem é especialista no assunto.

Se ficou interessado, temos muito que conversar.

Somos uma empresa especialista em desenvolvimento e implementação de sistema de gestão nos mais diversos segmentos e portes de empresas.

Se tiver interessado em saber mais sobre:

  1. ISO 9001, 14001 e 45001;
  2. PBQP-H;
  3. ISO/IEC 17025;
  4. ISO 31000, 22000;
  5. SASSMAQ;
  6. Selo ONA, dentre outros.

Contate a Revolution of Mind e solicite uma proposta e veja o que temos para oferecer.

 

Promovemos a Revolução da Mente com materiais modernos, conceitos atualizados com a Era Exponencial (Indústria 4.0) com flexibilidade e eficiência.

Impulsionando resultados

Customizamos cada projeto conforme a necessidade do cliente.
Saiba como podemos ajudá-lo!

Contate-nos