Uma das normas mais conhecidas no mundo inteiro é a ISO 9001. Saiba que a sigla significa International Organization for Standardization, sendo que esta entidade é representada no país pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT NBR.

Conheça com esse artigo quais são os benefícios da ISO 9001 e como funciona a sua certificação.

O que é e para que serve a ISO 9001?

A norma ISO 9001 é específica para nortear o sistema de gestão da qualidade de uma empresa, sendo aplicada a todos os setores. Por isso, tem por objetivo otimizar os processos e agilizar o desenvolvimento de produtos, visando satisfazer os clientes.

De fato, constitui um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que permite aos gestores sanar as deficiências dos seus processos. A partir do que a empresa consegue consolidar a cultura organizacional e alcançar um patamar de crescimento com qualidade e eficiência.

É fácil perceber como a ISO 9001 é uma ferramenta estratégica para promover a melhoria da gestão e atender as demandas dos clientes.

Nesse sentido, a melhoria ocorre quando a empresa alcança os seguintes resultados:

  • Conhece o contexto em que opera;
  • Adota uma visão holística de processos;
  • Antecipa os riscos;
  • Utiliza indicadores de desempenho (KPIS);
  • Prioriza a melhoria contínua dos processos;
  • Acompanha o nível de satisfação dos clientes.

Além disso, saiba que implementar a ISO 9001 significa adotar um sistema de gestão da qualidade que é conhecido no mundo inteiro. De fato, é um padrão internacional de qualidade dos processos de gestão empresarial.

Conheça os benefícios obtidos com a adoção desta norma

Vamos apresentar os principais benefícios que uma empresa obtém ao implementar a ISO 9001, que são:

1º - Ganha em competitividade

Esse aspecto é de extrema importância uma vez que a empresa passa a ser muito mais valorizada ao obter a certificação ISO 9001. Isto é, tanto os clientes quanto o mercado em que atua percebem o diferencial que a certificação conferiu para a empresa.

Isto é, a empresa passa a ser reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade das suas ações em termos de gestão e relacionamento com clientes e fornecedores.

Além disso, até o processo de atração de talentos é beneficiado pelo alto nível de qualidade dos seus processos internos e externos.

2º - Otimização dos processos organizacionais

Com a adoção do Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 9001, a empresa consegue impulsionar os seus processos alinhados com a melhoria contínua, obtendo:

  • Processos inteligentes e mais ágeis para o sistema produtivo;
  • Organizar de forma sistemática as rotinas de trabalho, eliminando retrabalho;
  • Melhorar a relação com os fornecedores e investidores;
  • Aumentar as oportunidades de mercado;
  • Elevar a credibilidade da empresa em seu nicho de atuação;
  • Melhorar a comunicação interna e a troca de informações.

3º - Uma redução de custos operacionais

Esse é um dos primeiros benefícios obtidos por uma empresa ao implementar a ISO 9001. Pois, com o sistema de gestão da qualidade a empresa consegue os seguintes resultados:

  • Redução do índice de erros na execução das atividades;
  • Diminuição dos desperdícios;
  • Eliminação da necessidade de retrabalho;
  • Identificação rápida dos problemas nos processos.

Como funciona a Certificação desta norma

As empresas estão cada vez mais empenhadas em otimizar processos e produtos para vencer a acirrada competitividade do mercado. Por isso, tem crescido o número de empresas que buscam a certificação ISO 9001.

É interessante salientar que como essas normas são genéricas, podem ser utilizadas por empresas de todos os ramos de atuação e tamanhos. Neste sentido, o processo de certificação ocorre em duas etapas, que são: implementação e certificação.

O primeiro passo é a implementação das normas da ISO 9001 na empresa em todos os setores e operações. De fato, a empresa precisa estar ciente da dimensão desse processo, pois trata-se de um sistema de gestão da qualidade para toda a organização.

Neste sentido, é interessante que a empresa busque a assessoria de empresas especializadas no assunto. Pois é primordial garantir a assertividade dos resultados a serem obtidos com a implementação da ISO 9001.

Após a implementação da norma na empresa, esta deve buscar por um dos órgãos certificadores, devidamente credenciado no Inmetro. Sendo que este fará uma auditoria na empresa para verificar se está adequada de forma correta aos postulados da ISO 9001.

Em caso positivo, o órgão emitirá o certificado ISO 9001 para a empresa. 

Revolution of Mind

Quando uma empresa obtém a Certificação ISO 9001 está de fato conquistando um diferencial competitivo de mercado. De fato, é muito mais do que isso o que a empresa ganha com estas normas. Se ficou interessado, temos muito que conversar.

Somos uma empresa especialista em desenvolvimento e implementação de sistema de gestão nos mais diversos segmentos e portes de empresas.

Se tiver interessado em saber mais sobre:

  • ISO 9001, 14001 e 45001;
  • PBQP-H;
  • ISO/IEC 17025;
  • ISO 31000, 22000;
  • SASSMAQ;
  • Selo ONA, dentre outros.

Contate a Revolution of Mind e solicite uma proposta e veja o que temos para oferecer.

 

Promovemos a Revolução da Mente com materiais modernos, conceitos atualizados com a Era Exponencial (Indústria 4.0) com flexibilidade e eficiência.

Impulsionando resultados

Customizamos cada projeto conforme a necessidade do cliente.
Saiba como podemos ajudá-lo!

Contate-nos