Auditorias tempos Pandemia

A Auditoria é um processo sistemático, independente e documentado, utilizada para obter evidências objetivas e avaliá-las, determinando a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos. É caracterizada pela confiança em diversos princípios que ajudam a torná-la uma ferramenta eficaz e confiável, em apoio às políticas e controles de gestão.

Fornece informações sobre as quais uma organização pode agir para melhorar seu desempenho.

Há três tipos de auditorias:

  • Auditoria de 1ª parte, (Auditoria interna)
  • Auditoria de 2ª parte, (Auditoria de fornecedor externo)
  • Auditoria de 3ª parte (Auditoria de certificação e/ou acreditação)

Em todo programa de auditoria deve-se determinar e avaliar riscos e oportunidades inerentes. Existem riscos e oportunidades relacionados ao contexto do auditado, que podem estar associados a um programa de auditoria e podem afetar o alcance de seus objetivos.

Riscos & desempenho organizacional

Dentre os riscos associados, como preconizado na ISO 19011:2018, atualmente estamos lidando com o risco trazido pela Pandemia da Covid–19, que pode afetar o desempenho da organização bem como o desempenho de seu sistema de gestão, certificado ou não.

Neste sentido, é fundamental que as auditorias não deixem de ser realizadas, pois seus resultados podem fornecer entradas para o aspecto de análise de planejamento de negócio, e podem contribuir para a identificação de necessidades de melhoria e atividades.

Desafiadoramente, estamos experimentando uma situação inusitada trazida pela pandemia, refletindo incertezas no mundo corporativo e no dia a dia das pessoas.

"É de fato um risco enfrentado em todos os continentes, que traz a sensação de insegurança e desperta o sentido de defesa e autodefesa."

Como o risco de propagação da Covid-19 é demasiadamente alto, organizações e seus colaboradores diminuíram seus ritmos, reduzindo ou alternando turnos de trabalho e remanejando ou dispensando provedores externos, principalmente provedores de serviços até que haja segurança novamente.

No entanto, há riscos que podem se tornar oportunidades.

Sistemas de gestão

Levando em consideração a necessidade de solidez dos sistemas de gestão, evitando fragilidades e atrasos das atividades, as auditoras remotas estão em voga.

A auditoria remota permite atividades quando e onde necessário. Com pouco investimento em recursos, ela se faz acessível a todos e cresce como meio seguro para que se audite operações, produtos e cadeias de suprimentos.

Há diversas ferramentas de comunicação disponíveis como: Teams, FaceTime, Duo, WhatsApp, Zoom em um tablet, smartphone ou laptop, entre outros.

Auditorias remotas

As auditorias remotas podem parecer diferentes das convencionais, contudo o objetivo e os resultados são os mesmos, pois elas proporcionam eficiência, removendo o tempo de viagem, além, claro, de reduzir custos financeiros e impactos ambientais.

A RM está engajada e preparada para atuar junto aos seus clientes e flexibiliza sua atuação de acordo com os recursos tecnológicos disponíveis nas grandes, médias e pequenas organizações.

 

 

1 Comentário

  • Jose Dávila

    Muito bom

    05/Jun/2020
O que achou do artigo?

Deixe seu comentário



- Leia mais artigos...

- Está precisando de soluções em
Engenharia e Consultoria Empresarial?

Agende conosco a criação da sua estratégia